ACOMPANHE

A falta de um dente ou mais pode causar disfunções temporomandibulares?

A falta de dente pode ser um dos fatores que leva uma pessoa a ter problemas na articulação temporo-mandibular. Caso você tenha perdido um ou mais dentes e ultimamente tem sentido algumas dores, como dores de cabeça, nos dentes e na mandíbula, pode ser um indício que você possui DTM (disfunção temporomandibular).  

O QUE É ATM? E O QUE É DTM? 

articulação temporomandibular (ATM) é a responsável por ligar o maxilar ao crânio. É ela que possibilita o movimento da mandíbula, permitindo que você fale e mastigue. Já a disfunção temporomandibular (DTM), é um sinal que a articulação não está funcionando do jeito que deveria. Geralmente a DTM dá a sensação que a mandíbula está saltando para fora, fazendo estalos ou até mesmo travando. Pode aparecer por vários motivos, como a falta de um ou mais dentes

COMO A FALTA DE DENTE PODE CAUSAR DTM? 

perda dentária faz com que o seu organismo tente reorganizar os dentes para ocupar o espaço que ficou. Essa ação é feita de maneira desordenada, podendo desalinhar a arcada dentária e provocar problemas de oclusão.  

Essa modificação na oclusão gera um desgaste maior nos tecidos da região ATM e, para não ter futuros problemas, é fundamental que haja a reposição do dente perdido.  

QUAL O TRATAMENTO? 

Como explicamos acima, a reposição do dente perdido é essencial para corrigir o problema de DTM. Essa reposição pode ser feita através de implante imediato ou implante guiado, e dependendo o seu dentista pode sugerir o uso de aparelho ortodôntico previamente para restabelecer a oclusão.  

ortodontia é uma aliada em tratamentos de DTM, pois busca o equilíbrio da oclusão entre a articulação e a função mastigatória da pessoa. 

DICA DA SORRISOS ODONTOLOGIA 

A falta de um dente ou mais traz perigos para a sua saúde bucal e, além de cuidar da funcionalidade da boca, você estará aumentando a estética do seu sorriso ao realizar algum tratamento para substituir o dente perdido. Ao procurar um profissional experiente no assunto, lembre-se da equipe da SORRISOS ODONTOLOGIAClique aqui para entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp e programe uma avaliação. Nós cuidamos do seu sorriso e de seu bem-estar! 

BUSCAR NOTÍCIAS

RECENTES
Agende uma consulta