ACOMPANHE

Cirurgias estéticas da gengiva: Gengivoplastia e gengivectomia

Por acaso você se sente incomodado com o sorriso gengival ou tem vergonha de sorrir? Saiba que existem dois procedimentos, a gengivectomia e a gengivoplastia, que podem deixar o seu sorriso mais bonito e harmonioso, além de ajudar na sua autoestima.

 

O QUE É GENGIVECTOMIA E GENGIVOPLASTIA?

Ambas são procedimentos realizados por especialistas que visam corrigir o excesso de gengiva do paciente. É removido uma camada do tecido gengival, seja por uma doença gengival bacteriana ou por estética. E, quando é feito para melhorar a estética do sorriso, ajusta a proporção entre os dentes e a gengiva, deixando-o mais harmonioso.

A diferença entre as duas é que, enquanto a gengivoplastia reconstrói e remove o excesso de gengiva ao redor do dente, a gengivectomia é usada em último caso, como por exemplo, quando precisa mexer na estrutura periodontal, que além da gengiva, inclui os ossos e os ligamentos periodontais.

 

COMO FUNCIONA?

Primeiramente são feitas algumas análises que servem para verificar se há mesmo a necessidade de realizar o procedimento e o cirurgião dentista indica qual a técnica mais adequada ao seu caso.

Quando o especialista constata que é possível realizar uma das cirurgias plásticas gengivais, é feita uma sondagem periodontal que medirá a quantidade de tecido a ser retirado. O procedimento em si pode durar de 30 minutos a 2 horas e é feito com anestesia local.

 

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Por ser um procedimento cirúrgico, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados, principalmente nas primeiras 48 horas. Nesse período, a região estará mais sensível e será preciso evitar esforços intensos.

Realizar compressas com gelo e ingerir alimentos gelados são recomendados no pós-operatório, e caso seja necessário, o dentista poderá prescrever remédios anti-inflamatórios. Evite alimentos difíceis de mastigar e que possam causar irritações. Bebidas alcóolicas e exposição ao sol devem ser evitadas de 3 a 7 dias após o procedimento.

A higiene bucal precisa ser feita com cuidado e muita atenção. O seu dentista dirá qual a melhor forma para realizar a limpeza da região em que a gengivoplastia ou gengivectomia foi realizada.

 

DICA DA SORRISOS ODONTOLOGIA

A gengivoplastia e a gengivectomia não são invasivas ou perigosas. Ambas são procedimentos simples, indolor e que, em pouco tempo, podem aumentar a autoestima e fazer com que você perca o medo de sorrir. Aqui, na SORRISOS ODONTOLOGIA, contamos com uma ótima estrutura quando se trata de odontologia estética. Entre em contato conosco via e-mail ou WhatsApp e marque uma avaliação.

BUSCAR NOTÍCIAS

RECENTES
Agende uma consulta