Muitos pacientes pensam que ao colocar um implante dentário não precisam mais visitar o dentista. São necessários cuidados para o seu sorriso continuar saudável e distante de problemas bucais.
A manutenção é importante para que o implante dentário tenha longevidade na sua boca. Assim como os dentes, o implante também está suscetível a ser perdido caso não seja cuidado. Saiba mais a seguir.
O QUE É A MANUTENÇÃO DO IMPLANTE?
É comum que as pessoas pensem que a manutenção do implante é para “trocar peças”, mas o procedimento é um cuidado com a limpeza bucal e para ver se está tudo certo.
As visitas ao consultório são necessárias para preservação do local em torno do implante e para prevenir problemas, principalmente os pacientes com doença periodontal, objetivando o não desenvolvimento da peri-implantite.
O QUE É A PERI-IMPLANTITE?
A peri-implantite é um processo inflamatório provocado por bactérias que podem atingir o implante dentário. As bactérias que ficam na raiz do dente causando a doença periodontal podem se transferir para a superfície do implante e provocar a peri-implantite, que é a perda de osso ao redor do implante, prejudicando o sucesso do tratamento.
COMO A MANUTENÇÃO É FEITA?
É dividida em dois modos: os cuidados diários que você tem em casa e os realizados por um profissional.
É necessário realizar a higiene bucal correta para manter o seu implante dentário saudável. Por isso, continue escovando os dentes após as refeições e antes de dormir, use o fio dental e enxaguante bucal recomendados pelo seu dentista para evitar a formação de placa bacteriana.
Já os cuidados feitos por um profissional consistem em visitas a cada 6 meses ou o tempo indicado para o seu caso. É realizada a avaliação da saúde bucal e do estado do implante para ver se houve o acúmulo de placa bacteriana e tártaro no local. Depois, é feito um processo que consiste na remoção da prótese para uma limpeza mais minuciosa.
ATENÇÃO!
Pacientes que perderam o dente por conta de doença periodontal precisam ter cuidados redobrados com a higiene bucal e retornar mais vezes ao consultório para favorecer o sorriso, já que existe chances da doença voltar.
Agora você já sabe: colocar um implante dentário não vai te deixar livre de visitas ao dentista, por isso é importante ficar atento aos cuidados que o seu sorriso está tendo.
Você já me acompanha no Instagram? Lá eu posto conteúdos interessantes sobre diversos tratamentos, inclusive referentes a implante dentário. Clique aqui e siga-me!
Dra. Danielle Racca Vianna Vieira - CRO 37865 - Especialista em Implante, Prótese Dentária, Reabilitação Oral Estética e DTM.